Terminou neste domingo a XI edição do Troféu das Ilhas, com a disputa de duas regatas de percurso e a participação de 16 equipes nas classes IRC, RGS, Bico de Proa e Multicasco.
No sábado, originalmente estava prevista a regata em torno da Ilha da Rapada, mas pela condição instável do vento, a comissão técnica achou por bem fazer uma regata menor, um percurso com uma boia no través da própria Rapada e com chegada na Ilha das Cabras.
Neste domingo o percurso foi em torno da Ilha das Cabras.
O Veleiro Aries V, de Alex Calabria foi o vencedor desta edição na Classe IRC. A equipe do veleiro venceu a regata de sábado e ficou em segundo na de domingo. As mesmas colocações do Argos, de Jaime Cupertino, só que nos dias invertidos.
Pelo critério de desempate, a vitória na regata mais longa, o Aries, conquistou o campeonato e o direito de escrever seu nome no troféu transitório.
Vale lembrar que, a partir da última edição, a equipe que marcar três vitórias consecutivas ou não, leva definitivamente o troféu transitório, nas classes IRC e RGS.
Na RGS A, aliás, o Ka Mua, de José Luiz Ortega, pelo segundo ano, foi o vencedor da competição, conquistando duas vitórias nas duas regatas realizadas.
Seu concorrente direto o Super Bakanna, de Alexandre Dangas, que, aliás, pela BK Sails, fabrica as velas do próprio Ka Mua , ficou em segundo nas duas regatas e em segundo no Troféu das Ilhas.
Na RGS B o Escapada, de Eloi Junqueira, venceu a competição, ao vencer as duas regatas. Em segundo, com dois segundo-lugares, o o Carapau, de Evandro Csordas. Por fim, com 7 pontos, em terceiro, ficou Blu I, de Marcelo Ragazzo.
Na Bico de proa o Fandango, de Jonas Muro, com um segundo e um terceiro lugares nas duas regatas, somou 5 pontos e foi o campeão geral.
O Reggae, de Fabio Boranga, também com cinco, ficou na segunda colocação e o For Sale, de Fabrizio Marinio (7 pontos) foi o terceiro.
Por fim, na Multicasco, o Reforça D4, de Armando de Oliveira, venceu as duas regatas e conquistou a primeira colocação geral. Em segundo o Thunderbird, do norte americano James Burwick, que chegou em segundo nas duas regatas.
O Guará II, deValdeci Gonçalves foi o terceiro, com 7 pontos acumulados.
O Troféu das Ilhas encerrou a temporada das regatas do Ubatuba Iate Clube, que conseguiu cumprir um calendário de suas principais regatas em um ano particularmente difícil. Graças aos esforços da comodoria, diretoria de vela, colaboradores do UIC, apoiadores, patrocinadores e, é claro, dos velejadores que acreditaram na seriedade do clube para realizar as competições como segurança em meio à Pandemia.
“Em nome da diretoria do Ubatuba Iate Clube quero agradecer a todos os que participaram de nossas regatas neste ano tão difícil e convidar para que prestigiem as nossas regatas em 2021. Já começamos em janeiro, na Regata Ele e Ela. Teremos todas as nossas demais regatas, como a do Inverso, o Troféu das Ilhas, o Ubatuba Sailing Festival e, neste próximo ano, o primeiro Mini Circuito Ubatuba para veleiros de até 26 pés e o Paulista de Ranger 22”, finaliza Alex Calabria, diretor adjunto de vela do UIC.
Confira aqui os resultados finais
Veja as fotos da premiação, que teve apenas a participação dos comandantes, em razão da pandemia: