Pontualmente ao meio dia desta sexta-feira, 15 de novembro, foi dada a largada para a primeira regata do Troféu das Ilhas 2024. A regata de percurso médio, começou nas proximidades da Praia do Flamengo e tinha como percurso a Ilha do Mar Virado por BE, com retorno à linha de chegada, nas proximidades da Ponta Grossa.
Foi uma regata que exigiu bastante dos velejadores. A largada já aconteceu sob um vento que não ultrapassou 8 nós e que, ao longo do dia foi se mantendo igualmente fraco.
Ao menos o mar encontrava-se com baixa ondulação, mas não livre de algumas correntezas em determinados pontos do trajeto.
Todas estas condições exigiram bastante dos velejadores que tiveram decisões difíceis. Aqueles que acertaram mais nessas escolhas conseguiram o melhor resultado.
A equipe que se destacou, obtendo a “Fita Azul”, ou seja, foi a primeira a cruzar a linha de chegada, foi a Bella Luna, de Zek Reis, que terminou a regata em 2h29’32”.
Na sequência cruzou a linha os veleiros, Bruschetta, de Fabrizio Marini, o Mais Rabugento, Pedro Henrique Gonçalves e o Super Bakanna, de Alexandre Dangas.
Esse foi a flotilha que liderou a regata, enquando os demais levaram quase vinte minutos após os líderes para cumprir o trajeto.
Mas, ao final da tarde, todos já haviam realizado a primeira de três regatas previstas e aproveitaram para confraternizar na canoa de cerveja no Ubatuba Iate Clube.
No tempo corrigido, o Bella Luna ficou com a primeira colocação da BRA-RGS, seguido do Bruschetta e com o Mais Rabugento em terceiro.
Na RGS Cruiser, o vencedor do dia foi o veleiro Winner, de Nancy Marton. Em segundo o Kapalua, de Marcos Dertinati. Na terceira colocação, o Folgado, de Lindomar Barbosa.
O veleiro Guará III, de Valdeci Gonçalves foi o vencedor. Em segundo o Savage, de Wellington Dourado.
Na premiação especial para a classe Ranger 22, a primeira colocação ficou com o Lucnan, de Elezier Solidônio. O Winner ficou na segunda colocação, com o Cisco Kid, Norival Júnior. O Radiance, de Maurício Linhares foi o quarto colocado na regata de hoje.
Amanhã é dia da regata mais longa da série e a intenção da Comissão de Regatas é realizar o percuro da volta da Ilha da Rapada, se as condições de vento permitirem. E para os participantes, vale lembrar que a largada será às 11h, após o Boqueirão da Ilha Anchieta.
Domingo será realizada a regata mais curta das três, e logo após, a premiação no Ubatuba Iate Clube.
As fotos deste primeiro dia de regatas estão disponíveis neste link