Regata do Inverso 2005

Notícias

Primeira Regata do Inverso reuniu quase 30 barcos e implantou um conceito inovador

A primeira regata do inverso foi disputada no dia 12 de março de 2005, com nada menos do que 28 barcos na raia, mostrando o sucesso da iniciativa, então, inovadora. Este caráter diferenciado, aliás, já constava do aviso de regata, que explicava o conceito da competição:

“A diretoria de Ubatuba Iate Clube tem o prazer de convidar todos os velejadores de oceano a participar de uma regata diferente. Essa regata será disputada dentro de um conceito inovador colocando todos os tipos de veleiro, independentemente de classe, em uma única competição.

Cada embarcação receberá um handicap próprio baseado, em medições (IMS, ORC, RGS) e/ou similaridade com outros barcos. A fim de equilibrar a competição, os barcos de cruzeiro receberão uma bonificação no estabelecimento dos seus handicaps.

Os handicaps serão estabelecidos pela comissão de regata junto com a comissão organizadora e divulgados antes da largada da regata .

Ao contrário das regatas habituais o handicap será usado para definir o horário de largada de cada embarcação, sendo que a chegada será determinante, em tempo real, para a classificação dos barcos.

Os barcos com menores handicaps, largarão portanto primeiro e os de maiores handicaps largarão por último.

Cada barco receberá um tempo de largada a ser contado a partir do tiro de largada, no qual partirá somente o barco de menor handicap. Dependendo do handicap certos barcos, poderão largar 1 ou 2 horas após o primeiro. Acreditamos que a chegada poderá contar com um grande número de barcos chegando ‘’juntos” e o primeiro a cruzar a linha será o grande vencedor da prova.”, informava o texto oficial do aviso de regata.

Veleiros de características diferente participaram já da primeira edição. Multimar, Delta, Oday, Athol, Aruba, Fast, j24 e skipper 21 foram alguns dos modelos que encararam o desafio, então diferente de uma regata invertida.

O vencedor da primeira edição foi o ML 54 “Swister”, seguido do “Phetixe V”, um Rocket 32 e com o Miltimar 32 “Mandabala” na terceira colocação.

Uma curiosidade desta primeira edição é que os sete primeiros colocados chegaram com apenas 9 minutos de diferença entre eles, mostrando que a ideia funcionou bem. Tanto que a competição, realizada pela primeira vez, seguiu firme nos anos sequintes.

Fotos

Estamos em busca de imagens da 1ª Regata do Inverso

 O Ubatuba Iate Clube está se esforçando para recuperar a memória de suas competições mais antigas. Estamos pesquisando em nossos arquivos, mas também seria muito legal contar com a participação dos velejadores.

Se você tem material desta primeira Regata do Inverso, compartilhe com a gente.

Você pode mandar diretamente para ubatubaiateclube@terra.com.br ou, se preferir compartilhar nas redes sociais, use #velanouic e se, der, marque a gente @ubatubaiateclube no Instagram e no Facebook.

Vídeos

Ainda não temos vídeos deste evento!

 O Ubatuba Iate Clube está se esforçando para recuperar a memória de suas competições mais antigas. Estamos pesquisando em nossos arquivos, mas também seria muito legal contar com a participação dos velejadores.

Se você tem material desta primeira Regata do Inverso, compartilhe com a gente.

Você pode mandar diretamente para ubatubaiateclube@terra.com.br ou, se preferir compartilhar nas redes sociais, use #velanouic e se, der, marque a gente @ubatubaiateclube no Instagram e no Facebook.