Ubatuba Sailing Festival começa com sucesso em tarde de regata de percurso longo

Ubatuba Sailing Festival começa com sucesso em tarde de regata de percurso longo

DSC_4251

Começou na tarde deste sábado a 11ª edição do Ubatuba Sailing Festival, com a participação de 40 veleiros de 6 classes que realizaram duas regatas de percurso, uma que contornou a Ilha de Vitória, já no arquipélago de Ilhabela, disputada pelas equipes das classes IRC, RGS A e C30 e a segunda, que contornou a Ilha Anchieta contou com os veleiros das classes RGS-A, Bico de Proa e Multicasco.

Havia muita expectativa logo cedo, pela possível falta de vento, que tornaria as regatas ainda mais desafiadoras, mas o que se viu na tarde deste sábado foram condições perfeitas para uma boa velejada. Ventos na faixa de 8 a 10 nós, um mar tranquilo e um clima para lá de agradável.

Tanto que o temor de uma regata exaustivamente longa foi quebrado quando a equipe do veleio King, do comandante Fabio Faccio cruzou a linha de chegada às 16h22’57, totalizando quatro horas e treze minutos após largada, sendo o o fita azul da regata longa. 

Em segundo e terceiro, respectivamente, o Rudá, de Mario Martinez e o Argos de Jaime Cupertino.

No grupo que foi para a Ilha Anchieta, o primeiro a cruzar a linha de chegada foi o veleiro Catamarã Maré XX, de Benoit Joufflineau. Em segundo, o Best Fellow, de Gustavo de Simone e em terceiro, o Escapada, de Eloi J. C. Souza.

As demais equipes não demoraram a completar a competição e já no início da noite todas as equipes já haviam completado a regata.

Resultados do dia:

Na vela, nem sempre quem chega na frente é o ganhador e hoje não foi diferente.

Após a correção dos tempos, os vencedores da primeira regata do dia na classe IRC foram o Rudá, de Mario Martinez, King, de Fabio Faccio e o Inaê 40, de Bayard Umbuzeiro Neto.

Na C30, o Kaikias/Via Italia Racing, de Eduardo Mangabeira, venceu o Caballo Loco, de Mauro Dottori.

Os veleiros Lady Lou, de Torben Grael, Superbakanna, de Alexandre Dangas e o Zeus, de Paulo F. Moura, foram os três primeiros colocados da classe RGS A.

Na RGS B, o primeiro colocado foi o veleiro Escapada, de Elio J. C. Souza. Em segundo o Alleluia, de Brasílio de Mello Neto. O Fugaz SP, de Fernando Filoni, foi o terceiro colocado.

Comandando o Maré XX, Benoit Joufflineau, conquistou a primeira colocação da Classe Multicasco. Valdeci D. Gonçalves, com o Guará 3, foi o segundo colocado, seguido de Armando de Oliveira, do D4 Reforça.

Por fim, na Bico de Proa, foi o veleiro Best Fellow, de Gustavo de Simoni, o primeiro da classe. O Vó Monik, de Sidnei F. Plácido, veio em segundo, seguido do Marvin, de Josimar A. Nascimento.

Amanhã, segundo dia de competição, estão previstas regatas barla-sota, e à noite, a cerimônia de premiação dos Fita-Azul, e a homenagem à Torben Grael, que serão inclusive transmitidas pelo Youtube.

No segunda-feira, mais regatas e a premiação geral!

Confira as fotos e resultados aqui