Segundo dia do USF foi marcado por muita emoção na água e em terra

Segundo dia do USF foi marcado por muita emoção na água e em terra

DSC_0199

Continuaram na tarde de hoje as regatas do Ubatuba Sailing Festival 2020 com a realização de duas barla-sota para todas as equipes. Vento leste, como ontem, de intensidade entre 8 a 10 nós e um mar um pouco mais grosso, mas nada que atrapalhasse uma boa velejada foi o qu encontraram as 40 equipes participantes do torneio.

Destaque do dia para a equipe do veleiro Rudá, de Mario Martinez, que cravou mais duas vitórias hoje no tempo corrigido e está praticamente com as mãos no troféu de campeões da IRC. Com três vitórias até o momento, a equipe soma três pontos, contra sete pontos acumulados pelo segundo colocado o veleiro King, de Fabio Faccio, que tem dois segundo-lugares e um terceiro.

Lars Grael, no comando do Avohai, vem na terceira colocação, com 10 pontos acumulados ao obter uma segunda colocação e dois quarto-lugares.

Já o “mano” Torben Grael, vem na liderança absoluta da RGS A cravando três vitórias em três regatas. Boa briga será para definir os segundo e terceiro colocados.

Embolados com apenas um ponto de diferença entre eles, o Zeus, de Paulo Moura, soma 8 pontos e ocupa atualmente a segunda colocação da classe. O Kamua, de José Luiz Ortega, com 9 pontos, vem no terceiro lugar e com 10 pontos, em quarto, o Superbakanna, de Alexandre Dangas. O “pega vai ser decisivo para esta turma amanhã!

Não menos disputada está a RGS B, com o Fugaz SP, primeiro colocado, e o Escapada (segundo), com os mesmos 5 pontos acumulados. Regatas decisivas amanhã também para os dois. Na terceira colocação, vem o Mahalo, com 10 pontos acumulados.

A Classe C30 vem proporcionando duelos à parte entre o Kaikias/Via Italia, de Eduardo Mangabeira, com quatro pontos (duas vitórias e um segundo-lugar) e o Caballo Loco, de Mauro Dottori, que, com uma vitória a menos, soma hoje 5 pontos. Outra classe para a qual as regatas de amanhã serão decisivas.

Na Multicasco, Benoit Joufflineau, com o Maré XX, cravou duas vitórias nas duas regatas realizadas para a classe. Em segundo e terceiro, cad um com cinco pontos, o Reforça, de Armando Oliveira, e o Guará III, de Valdeci Gonçalves.

Finalmente, na Classe Bico de Proa, o Vó Monik, de Sidnei F. Plácido, vem na liderança folgada, com duas vitórias e um segundo lugar, somando 4 pontos.
Fabio Boranga, com o Reggae, acumula 9 pontos nas três regatas (dois segundos e um quinto lugar) e vem na segunda colocação da classe.

Em terceiro, o Best Fellow, com 15 pontos acumulados.

Noite de emoção e homenagem encerrou o dia

Não bastasse a emoção das disputas em água,a noite do USF foi igualmente de emoção, com a homenagem a Torben Grael. Com a presença de vários comandantes na plateia (as tripulações não puderam participar em razão do distanciamento social, mas puderam assistir ao vivo pelo Facebook), o velejador falou sobre sua participação na Volvo Ocean Race 2005/2006, no comando do veleiro Brasil 1.

A homenagem contou com a presença dos comodoros do Ubatuba Iate Clube, Wagner Salaro, e da ABVO, Mario Martinez, além do também velejador Lars Grael e dos diretores de vela do UIC, Alain Simon e Alex Calabria.

Não bastasse a oportunidade única de relembrar histórias de uma das mais importantes e difíceis competições náuticas do mundo, por um de seus protagonistas a noite se encerrou com a bela e emocionante reação do comandante do veleiro Fita Azul da regata de percurso.

Fabio Faccio, “um dos sete comandantes” do veleiro King, como ele faz questão de frizar, resumiu o sentimento de gratidão de todos pela presença do campeão olímpico.
“Vocês são nossos ídolos. Você não faz ideia do que é poder estar aqui, na sua presença, ouvido as suas histórias, histórias com as quais eu me emocionei, acompanhei e me inspirei. Muitos me perguntam porque a vela, e eu comento que, em nenhum outro esporte você tem a oportunidade de “jogar” com seus ídolos, com os melhores, com nós, velejadores temos”, resumiu, emocionado, ao receber o troféu das mãos de Torben Grael.

Coisas da vela! Amanhã tem mais emoção na água, com as regatas decisivas e em terra, com a premiação geral!

Veja aqui as fotos das regatas de hoje