Histórias da Vela

Histórias da Vela

 
Nesta edição do Troféu das Ilhas voltará às águas de Ubatuba o veleiro BLU I, um Delta 32 que “morou” durante muitos anos em Ubatuba.
“Era do Claudio Renaud da ABVC, e ficava aqui no Saco da Ribeira. O veleiro foi vendido em 2005 e foi para Paranaguá, primeiramente, e depois para Itajaí, em 2016. Eu o comprei agora em outubro e trouxemos ele de volta para Ubatuba em novembro”, explica o comandante Marcelo Ragazzo, novo proprietário do barco.
O comandante conta que suas experiências em regatas começaram em 2020 com o Beleza Pura, de Felipe Degan, com o qual fizeram a Regata do Futuro, no início do ano. “Depois com o Beleza Pura fizemos outras regatas aqui na região e eu fiz a Santos-Rio no Adventus”, comenta Marcelo.
“Mas a tripulação para o Troféu das Ilhas é toda de novatos. Vou eu, minha filha, pela primeira vez no barco e em sua primeira regata em oceano, um colega de trabalho também dela, que só velejou de monotipo em águas abrigadas, uma colega de Campinas em sua segunda regata e um casal de lancheiros mergulhadores que vão velejar uma regata pela primeira vez”, explica o comandante.
E para quem pensa que a equipe vai só para brincar é bom ficar esperto: “nossa expectativa é ter uma regata divertida, um bom aprendizado, confraternizar com as equipes, mas também de ter uma boa velejada, pois nossa experiência com o barco tem sido maravilhosa.
O barco tem andado muito bem, tem se mostrado muito veloz com pouco vento e a gente tem conseguido um bom rendimento, apesar da pouca experiência”, finaliza Marcelo.