Chega ao fim o International Paint Ubatuba Sailing Festival 2021

Chega ao fim o International Paint Ubatuba Sailing Festival 2021

Foram definidos, nesta terça-feira, 7, os Campeões Brasileiros de Vela de Oceano, durante a realização do 12º International Paint Ubatuba Sailing Festival, realizado no Ubatuba Iate Clube, litoral norte do estado de São Paulo.

 
Na principal classe, a ORC, o barco mais moderno do país, o Phoenix, do Iate Clube de Santos, sob o comando de Eduardo Souza Ramos, que tem duas participações olímpicas no currículo, foi o grande campeão quase que de ponta a ponta. Diante de um dia com ventos mais fortes, próximos aos 20 nós, at ripulação venceu a primeira regata do dia e já garantiu a conquista sem precisar participar da última disputa. O barco só não ganhou uma das cinco regatas em que participou. Outro barco santista, o 4Z Phytoervas, de Marcelo Bellotti, ficou em segundo lugar com o veleiro Avohai, de Lars Grael, do Iate Clube do Rio de Janeiro, completando o pódio.
 
“Muito contente com a vitória, depois da Semana de Ilhabela saiu um gostinho amargo, conseguimos afinar um pouco mais a tripulação, o Marco Grael veio para nos ajudar, estreou como pé quente, trouxe a vitória para nós, o barco é uma máquina. Agradecer também ao comandante Eduardo , agora é só celebrar”, disse André Fonseca, o Bochecha, que tem no currículo participações em regatas da The Ocean Race,a Volta ao Mundo. 
 
Marco Grael, filho de Torben Grael e que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio, destacou: “Destaque foi o entrosamento da equipe, já velejamos em vários barcos juntos, a equipe já chegou aqui com mais conhecimento, aFerrari estava à todo vapor . Ubatuba trouxe condições excelentes para nossa velejada, condições de vento fraco , de onda, de vento forte, campeonato muito organizado , clube muito receptivo, impecável a organização, evento maravilhoso”.
 
“Esse último dia (com esse vento) veio para selar o campeonato, veio para demonstrar que Ubatuba é sim um grande lugar para se fazer eventos e queremos voltar aqui para consolidar o campeonato”, finalizou Fonseca.
 
Na classe BRA-RGS, o título ficou com o Bruschetta, veleiro de Ubatuba comandado por Evandro Csordas. O barco tem no currículo quatro títulos mundiais na classe J-24 sob comando do carioca Maurício Santa Cruz, o Santinha, que também tem o Ouro conquistado no Pan-Americano na Rio-2007. No último dia, a equipe venceu a regata de percurso até a ilha das Cabras e completou a semana quase que perfeita.
“Sensação maravilhosa, indescritível”, comemorou a equipe: “Satisfação grande ganhar do Rei Torben , velejar com uma tripulação nova, conhecer a raia de Ubatuba que não conhecia. Hoje foi um vento excelente, um percurso bom de velejar”, seguiu Santa Cruz. Evandro completou: “Entrosamento rápido da equipe, equipamento estava bem , muito trabalho, determinação , Santinha conhece muito bem o barco, a gente tentou colaborar de todas as formas, a condição climática foi boa . Agora é só comemorar, mas estamos em rumos de outros projetos”, completou.
O barco de Torben Grael, o Lady Lou, de 1969, foi o vice-campeão na categoria, mas faturou o título na categoria Clássicos dos barcos construídos até 1977. O veleiro Beleza Pura completou o pódio na BRA-RGS.
A competição contou com quase quarenta barcos e está se solidificando no cenário nacional. Alex Calabria, diretor-adjunto de Vela do Ubatuba Iate de Ubatuba comemorou a realização do International Paint Ubatuba Sailing Festival que no ano que vem voltará para o primeiro semestre ainda sem data definida: “Foi um campeonato bem intenso, o pessoal saiu daqui bem satisfeito. Foi um campeonato técnico com ventos fortes, médios e fracos. Agora estamos com a cabeça em 2022 com o campeonato no primeiro semestre, nosso patrocinador, a International Paint está muito satisfeita com o que aconteceu aqui e espero que todos os velejadores voltem falando bem do evento que fizemos com muito carinho. E que ano que vem esteja tudo normalizado com a COVID para que voltemos a fazer um festival da Vela sem restrições, desta vez com festa e música ao vivo. Gostamos de velejar, mas curtimos festas também”.
 Márcio Maciel, vice-prefeito de Ubatuba, compareceu no evento e reforçou o apoio do Município ao evento: “Pra gente é uma honra ter esse evento aqui, Campeonato Brasileiro , somos a capital do surfe, queremos ser a capital da Vela também . Só vem a engrandecer nosso município, Ubatuba . Muitas pessoas de fora vem velejar aqui e queremos sempre ter eventos grandes como esse, a cidade merece . Ano que vem queremos fazer o evento crescer, Prefeitura está de portas abertas e estaremos juntos sem dúvida nenhuma”, disse .
“É um evento que combina com Ubatuba, combina com o litoral, a prefeitura está super disponível, só engrandece a cidade, estamos muito satisfeitos e só estreitamos as relações para deixar um legado importante para a cidade . Evento foi um sucesso e a gente conta com mais anos para esse evento permanecer na cidade”, seguiu Tiago Cesar Balio, Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Ubatuba.
 
 
Hall do Campeões:
 
ORC
 
1 – Phoenix – 6 pontos perdidos
2 – 4Z Phytoervas – 13,50 pp
3 – Avohai – 16 
4 – Loyalty 06 – 22
5 – Bicho Grilo – 24
6 – Rudá – 27,50
7 – Asbar IV – 31
8 – Bravo – 38
9 – Caballo loco – 39
10 – Zorro – 43
11 – Maestrale – 51
12 -Argos – 56,50
13 – Asbar II – 64,50
14 – Montecristo – 75
15 – Tanuki – 76
16 – My Boy – 83
17 – Beiramar – 88
 
BRA-RGS
 
1 – Bruschetta – 3
2 – Lady Lou – 6
3 – Beleza Pura 2 – 9
4 – Bravo I – 12
5 – Kameha Meha – 15
6 – Mais Rabugento – 15 
7 – BL3 Urca – 17
8 – Kamaiurá – 22
9 – Lucnan- 25
10 – Tuchaua – 33
11 – Asteriscus – 35
12 – Iguinho di Mamãe – 35
13 – +Bakanna – 40
14 – Criloa – 47
15 – Malagueta 4 – 49
16 – Baforada 3 – 50
17 – Blue Peace – 52
 
RGS Clássicos
 
1- Lady Lou – 4 
2 – Kameha Meha – 5
3 – Kamaiurá – 8
4 – Asteriscus – 11
5 – Criloa – 15
 
Bico de Proa A
 
1- Nautilus – 3
2 – Anaue – 5
3 – San Nicola – 11
4 – Sirocco – 15
 
Bico de Proa B
 
1 – Blu 1 – 3
2 – Raggae – 7
3 – Baguncitas – 11
 
 Fabrizio Gallas/ABVO
 
Fotos:
« de 9 »